21.4.06

Vanuque - As Mais Famosas Modas de Viola


Minha esposa me deu este CD de presente já há algum tempo, comprado numa daquelas baciadas de supermercado por 7 pilas. A capa horrorosa, que, além do projeto gráfico amador, mostra um violão de 12 cordas (num CD de viola caipira!) não ajudou na primeira impressão, e, como eu nunca tinha ouvido falar desse tal de Vanuque, coloquei o CD pra tocar com duas pulgas atrás da orelha.
Mas que surpresa: o cara é demais!
Ana é a única música de autoria do violeiro e não faz feio ao lado dos clássicos da música caipira que ele escolhei pra compor o CD. Além do repertório escolhido a dedo, Vanuque presta homenagem aos grandes pioneiros da viola instrumental: Pau Brasil, de Gedeão da Viola, e Brincando com a Viola, de Bambico, são impecavelmente executadas (na verdade, a versão de Pau Brasil é superior à original), e Tião Carreiro é lembrado com uma Seleção de Pagodes , como as que o mestre fazia em seus discos instrumentais, só com os ponteios dos pagodes-de-viola.
O que mais chama a atenção á a forma como Vanuque domina como poucos os recursos expressivos da viola. As melodias singelas do cancioneiro caipira são coloridas com trinados impecáveis (como em Saudades de Matão, por exemplo), notas abafadas e em staccato de muito bom gosto, slides, vibratos e trêmolos executados com precisão e, ao mesmo tempo, de maneira emocional.
Procurei informações sobre ele na internet e não achei quase nada - apenas no site do Gedeão da Viola uma menção como contemporâneo deste - ou seja, não é nenhum novato). De qualquer modo, Vanuque é um grande violeiro e suas interpretações irrepreensíveis pedem várias audições desse CD bacana.