4.2.07

Melhorando o espaço entre as cordas

Cismei que o espaçamento entre as cordas da minha Rozini podia melhorar. Não é que não desse pra tocar, mas, além das cordas que formam os pares estarem distantes demais entre si, o espaçamente era irregular. Resultado: Às vezes eu atingia apenas uma das cordas do par.
Pra resolver isso, usei cinco elos da corrente de um chaveiro para envolver cada par de corda, logo atrás do rastilho, deixando um espaço suficientemente grande pra elas vibrarem livremente, mas menor do que o que determinam os furos no cavalete.
Funcionou.

É estranho. Gosto muito do som da minha viola, mas, se parar pra pensar, desde que a comprei, precisei ajustar a pestana, o rastilho, regular o braço e agora o espaçamento entre as cordas. Também precisei pedir a um luthier que desse um trato nos trastes, que estavam mal colocados. Tá bom que a relação qualidade/preço é boa, mas será que não dá pra viola sair da fábrica sem precisar de tanto ajuste? E o violeiro que não sabe que pode regular melhor seu instrumento, não corre o risco de se decepcionar com a marca?