30.6.06

Vanuque & Nestor da Viola - Viola Sertaneja vol. 1


Procurando por outros registros do violeiro Vanuque, encontrei este CD com interpretações dele e de Nestor da Viola para clássicos da música caipira. Neste trabalho, as versões de Vanuque são bastante corretas, evidenciando respeito pelas versões originais. Músicas como "Chalana" e "Índia" são tocadas com o lirismo e o uso de trêmolos característicos da música brasileira mais antiga, pré-bossa nova. O momento menos convencional e mais empolgante do violeiro é o balanço nordestino de "O Último Pau de Arara".
As interpretações de Nestor da Viola são mais interessantes e inventivas. "Menino da Porteira" mostra um ponteado elegante e suingado, com trinados que são uma marca pessoal do violeiro. Em "Moreninha Linda", ele não apenas repete a melodia, mas a reinterpreta adicionando novas cores e dinâmicas. Este domínio da melodia também se ouve em "Mula Preta", que também apresenta harmônicos que deixariam Tião Carreiro orgulhoso. Em "Rei do Gado", ele substitui as vozes dos cantadores por ponteios cheios de alma, em andamento livre e criativo. É sem dúvida o ponto alto do CD e mostra que, mesmo num trabalho calcado em clássicos, é possível imprimir individualidade e dar sabor de novidade a músicas manjadas.
Não posso deixar de mencionar a bola fora da gravadora, que, pra variar, não dá crédito aos músicos que acompanham os dois violeiros.
É verdade que este é "mais um CD com versões para clássicos da música regional", mas as versões são bacanas e o trabalho todo é inspirador, no sentido de mostrar as possibilidades do instrumento para tratar melodias.