31.10.06

Livro: José Hamilton Ribeiro - Música Caipira - as 270 maiores modas de todos os tempos


Comprei o livro meio ressabiado. Afinal, pra quê ler um livro com listas das melhores músicas caipiras que sequer traz as letras completas das músicas? O autor justifica a edição na página 70 ao afirmar: "O repertório da música caipira é um tesouro da música brasileira. Significa, no mínimo, o registro poético de um momento da vida de parte do nosso povo. Um momento criativo, documental, de valor histórico e cultural. Aqui se faz um esforço para a seleção de algumas pedras preciosas dessa mina."
Seria pouco, se o livro não fosse tão recheado de ótimas histórias sobre cada autor e muitas das músicas. Estão ali histórias interessantíssimas por trás da composição de clássicos como Chico Mineiro:
"... Em suas memórias, Tonico e Tinoco contam que conheciam a lenda do Chico Mineiro desde crianças. Era uma história que variava conforme a origem de quem contava. Se fosse de São Paulo, era Chico Paulista, se fosse de Goiás, era Chico Goiano. Optaram por Chico Mineiro por sugestão do porteiro da TV Tupi, onde trabalhavam. Esse porteiro, Francisco Ribeiro, é co-autor da toada que há mais de meio século é pedida em qualquer cantoria da música caipira no País. Chico Mineiro é, então, na origem, uma fábula sem autor, uma criação anônima do povo, um saber da terra que um dia o engenho de artistas antenados transformaram em peça reconhecida."
É verdade que o livro cita várias passagens de outros livros, como Da roça ao rodeio, de Rosa Nepomuceno, e A moda é viola, de Romildo Sant'Anna, referências no estudo e na documentação da história da música caipira, além da biografia de Tonico e Tinoco, Da beira da Tuia ao Teatro Municipal, mas não se pode dizer que o livro é derivativo. Ainda por cima, José Hamilton Ribeiro escreve de forma muito leve, como se conversasse com o leitor numa varanda do interior, com o som de uma viola ponteando ao fundo, tornando a leitura muito agradável. Para quem quer começar a conhecer a música caipira brasileira, este livro pode ser um bom ponto de partida. Além das histórias fascinantes, as listas oferecem um verdadeiro mapa da mina para o neófito ir atrás do que interessa: a música.