22.6.08

Índio Cachoeira


José Pereira de Souza estava com 53 anos. Depois de ter integrado durante cinco a dupla Cacique e Pajé, o violeiro estava trabalhando como motorista de ônibus em Guarulhos. Foi o produtor Ricardo Vignini, da banda Matuto Moderno, quem resolveu produzir um álbum inédito do instrumentista que no meio artístico é conhecido como Índio Cachoeira.
Violeiro Bugre é seu segundo CD e impressiona pelo virtuosismo e a limpeza do seu ponteado, aliados a um profundo conhecimento da música caipira tradicional. Este é o tipo de música caipira instrumental que eu gosto de ouvir, pois, ao mesmo tempo em que está totalmente enraizada na tradição e seus rítmos clássicos, acrescenta a ela um toque novo e pessoal.
Ao lado de seu trabalho instrumental, Índio Cachoeira faz dupla com Cuitelinho, já tendo lançado o CD Convite de Violeiro, que também é muito bom e segue a mesma linha tradicional. Além de compor, tocar e cantar, Cachoeira faz suas próprias violas, além de violas de quinze cordas, rabeca, violão e harpa.
Neste vídeo, Cachoeira toca Terra dos Andes: